As 8 etapas do processo de financiamento



1. Aprovação do crédito
O primeiro passo para iniciar o processo de financiamento é a aprovação do seu crédito. Leve os seus documentos ao gerente do Banco escolhido ou ao despachante que está lhe auxiliando para que seja feita a análise do valor a ser liberado para o empréstimo.
Consulte com seu corretor de confiança, quais documentos são necessários nesta primeira etapa, pois variam de acordo com cada agente financeiro.
O prazo desta primeira etapa varia de Banco para Banco, todavia, o prazo de 5 dias úteis, após a entrega dos documentos, é uma boa estimativa.

2. Escolha do imóvel
Após saber o valor pré-aprovado para o financiamento, você pode escolher o imóvel de acordo com suas condições. Lembre-se de que os bancos só financiam imóveis que estejam com a documentação regular, portanto, é importante você consultar junto ao seu corretor de confiança a documentação do imóvel.

3. Avaliação de engenharia
Com o imóvel escolhido encaminha-se a documentação para avaliação do agente financeiro. Os bancos realizam uma avaliação, junto a um engenheiro ou arquiteto que irá até o imóvel para avaliar se o estado dele está em boas condições e verificará a documentação. Se estiver tudo ok, o terceirizado irá encaminhar um laudo de engenharia relatando o estado do imóvel e liberando as próximas etapas. Dependendo do agente financeiro escolhido, nesta etapa será cobrada de forma antecipada a taxa de engenharia.

4. Conferência de documentação
Após o laudo de engenharia, toda documentação do processo passará por uma conferência do setor especializado do banco, nesta fase podem ser solicitados alguns documentos complementares, caso seja necessário. 

5. Confecção de contrato
Com a documentação toda OK a agência responsável pelo processo de financiamento recebe o aval para realizar a confecção de contrato e agendar a assinatura do processo. Nesta fase alguns bancos convidam os compradores para realizar uma entrevista.

6. Assinatura do contrato
Etapa mais esperada, o banco chama as partes envolvidas no processo para assinar o financiamento, neste momento você terá que pagar a taxa do banco e o valor varia para cada agente financeiro.

7. Registro do imóvel
Os contratos de financiamento assinados devem ser encaminhados ao registro de imóveis competente para que seja feito o registro em nome dos compradores, caso você tenha um despachante auxiliando, ele mesmo pode resolver. O registro do imóvel tem custo, informe-se antes com seu corretor ou despachante.

8. Levar o registro ao banco
Esta é a última parte do processo, após o imóvel estar registrado em seu nome se faz necessário encaminhar ao banco a documentação para que possa ser liberado o pagamento do vendedor.
 
Prazo estimado para todo processo: 30 a 45 dias
** Caso o processo tenha alguma interferência de documentação ou algum imprevisto pode ter um prazo maior **