Conheça 3 entidades de Porto Alegre que combatem o coronavírus com solidariedade na Zona Sul

No Brasil e no mundo, instituições e voluntários estão se mobilizando para ajudar quem mais precisa (Imagem: Freepik)


A pandemia do coronavírus revelou a fragilidade dos sistemas de saúde para lidar com grandes crises e relembrou a situação de vulnerabilidade socioeconômica que atinge milhões de pessoas pelo país.

Porém, ela também está servindo para mostrar que a solidariedade é uma das principais armas de combate à pandemia!

No Brasil e no mundo, instituições e voluntários estão se mobilizando para auxiliar quem mais precisa. São doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza, máscaras, dinheiro e até do próprio tempo.

E aqui em Porto Alegre não é diferente!

Então para você que quer ajudar, mas não sabe como, selecionamos aqui 3 entidades sociais que atuam em nossa cidade. Assim você conhece o trabalho realizado por cada uma e decide a quem se juntar nessa jornada de cooperação e solidariedade!


Amurt

É uma organização da sociedade civil que há 30 anos realiza projetos de educação, assistência social e direitos humanos. O objetivo é a defesa, a garantia e a promoção dos direitos com respeito à vida em sua totalidade.

Nestes tempos de coronavírus, a Amurt criou uma rede solidária e está recebendo doações de:

• Alimentos não perecíveis;

• Materiais de higiene e de limpeza;

• Garrafas individuais de água potável;

• PETs vazias de 600 ml;

• Roupas, principalmente para adultos.

O que for arrecadado será encaminhado a quem mais precisa. Os pontos e horários de coleta podem ser conferidos neste link.

Além disso, você pode acessar o site ou entrar em contato com a Amurt pelo WhatsApp (51) 98410-0767 ou (51) 98420-0645.


Banco de Alimentos

Os Bancos de Alimentos atuam no combate à fome através da arrecadação, classificação, armazenam e doação de alimentos às instituições beneficentes cadastradas, como asilos e lares de excepcionais.

Desde a criação do primeiro Banco de Alimentos, em Porto Alegre, em 2000, mais de 50 milhões de quilos já foram distribuídos.

A doação pode ser feita sem sair de casa. Você acessa o site da rede, então escolhe os produtos e quantidades que deseja doar. Após a compra, o Banco de Alimentos assume o compromisso de entregar os itens às instituições cadastradas.

Mais informações sobre como as doações funcionam podem ser conferidas aqui.


Spaan

Fundada na década de 1930, a Spaan trabalha no atendimento aos idosos, um dos principais grupos de risco do coronavírus.

A instituição busca proporcionar uma velhice digna, com atenção e qualidade de vida aos moradores de Porto Alegre. Para oferecer isso, equipes de funcionários e voluntários trabalham com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outros.

diversas formas de ajudar a Spaan. Porém, por causa do avanço do coronavírus, a entidade mudou a dinâmica de doações a fim de garantir a segurança e o bem-estar da população da terceira idade.

Por isso, criou uma campanha de financiamento coletivo para manter as atividades e o auxílio a mais 130 idosos, dos quais 70 são acamados e precisam de monitoramento 24 horas.

Você também pode contribuir através de depósitos ou transferências bancárias. Informações e esclarecimento de dúvidas estão disponíveis neste link ou pelo WhatsApp (51) 99542-9199.


Cuidar da nossa comunidade é fundamental para superar a crise. Por isso, apoiamos as iniciativas dessas instituições e convidamos todos a fazer o mesmo.

Não importa se sua contribuição é grande ou pequena, em dinheiro ou através de ações, porque qualquer gesto faz a diferença.

Então se tem vontade de ajudar, junte-se à essa rede de solidariedade! :)